segunda-feira, 31 de maio de 2010

omemhobjeto

Guto Lacaz é um arquiteto e artista plástico brasileiro, que desenvolve seu trabalho a partir de objetos do cotidiano, resignificados por ele.
Os trabalhos têm um acabamento impecável, e alguns deles chamaram minha atenção tanto pela forma final quanto pelo processo de construção aparentemente simples, embora continuamente trabalhado e refinado.


Móbile;


Rotores;


A terceira margem do rio.

sábado, 22 de maio de 2010

Falando em Interatividade

O Google tem o costume de fazer logomarcas em certas datas comemorativas, mas essa superou toda as outras. Em comemoração aos 30 anos do jogo Pac Man, a logomarca vira um labirinto jogável.

PS: Ainda não passei da quarta fase!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brainstorm

Idéias que vinham com pouco pé e sem cabeça, que fomos anotando durante uma tarde de pesquisas na internet.
Na ordem em que surgiram:

Piscina/ambiente com LDR em torno, com o arduino programado com barulho de água corrente.

Vidros com LC film, opacos, que polarizados ficam transparentes e desvelam o abrigo.

'Cabine telefônica' para celular, com sensores eletromagnéticos que aumentariam o barulho.

Calçada preenchida com Fundos de garrafas PET com LDR que aumentariam a luz.

Cercas - demarcação de um espaço vazio, com alarmes para quem tentasse passar por fora.

Uma única porta, relacionada a um potenciômetro, que, conforme a velocidade de abertura, definiria sons diferentes.
[poderiam também ser usada 4 portas, em formato de cruz, que fossem independentes de seus apoios]

Pseudo-grama sobre fluido não newtoniano que reage ao toque.

Coolers ligados a transistores que fariam bolhas enquanto acionados, delineando um ambiente por um curto espaço de tempo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sidarta, Hermann Hesse.

“Quando alguém procura muito pode facilmente acontecer que seus olhos se concentrem exclusivamente no objeto procurado e que ele fique incapaz de achar o que quer que seja, tornando-se inacessível a tudo e a qualquer coisa porque sempre só pensa naquele objeto, e porque tem uma meta, que o obceca inteiramente. Procurar significa: ter uma meta. Mas achar significa: estar livre, abrir-se a tudo, não ter meta alguma. Pode ser que no afã de te aproximares da tua meta, não enxergas certas coisas que se encontram bem perto dos teus olhos.”

O Começo

Chegamos a intervenção, finalmente [num texto chamado 'O Começo', mas enfim]. Os conceitos ainda não estão muito bem definidos, as idéias ainda estão poucas e não objetivas, mas já existem.
O que temos:

O que teremos ninguém sabe ainda.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ernesto Neto


Artista plástico brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1964.

Influenciadas por Lygia Clark, Hélio Oiticica e Tunga, as obras de Ernesto Neto estão entre escultura e instalação. Ele utiliza-se de materiais elásticos e maleáveis, especiarias, isopor, miçangas, metais, entre outros, numa arte que é sensorial e orgânica. As técnicas de construção de suas obras são relativamente simples, exploram equilibrio, tensão, forças e gravidade através da articulação dos materiais, fato que as torna bastante atrativas.
Sua idéia é de que o espectador saia dessa posição de simples contemplação e torne-se ativo perante a obra, envolto em cheiro, toque e visão.



Além 'Inércia e Memória de Puffs e Piffs' (2004), há também em Inhotim a obra denominada 'Nave Deusa' (1998), uma das primeiras dentre as naves - nome que Ernesto Neto dá as esculturas que podem ser penetradas pelo espectador.


Anthropodino, Ernesto Neto.